';

Como semear ou plantar mirtilos em casa

Como semear ou plantar mirtilos em casa

Como semear ou plantar mirtilos em casa

 

Hoje em dia nos tornamos mais cuidadosos e preocupados com o que ingerimos, por isso procuramos cultivar cada vez mais os nossos alimentos, desde a agricultura a fruticultura, como é o caso do mirtilo, um fruto delicioso além disso muito benéfico para a saúde, com várias propriedades medicinais,o mirtilo previne a acne e o envelhecimento da pele e melhora a saúde mental além do seu grande poder antioxidante e propriedades vitaminicas e nutritivas. Se tem interesse em semear ou plantar mirtilos este artigo é para si…

 

Nome binomial – Vaccinium myrtillus/ Mirtilos

 

Classificação científica

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Ericaceae
Género: Vaccinium
Espécie: V. myrtillus

 

Os mirtilos são pequenas bagas, esféricas de cor arroxeada a cinza azulada e crescem em arbustos. São fáceis de cultivar em seu quintal ou em vasos pois são arbustos resistentes à maioria das pragas e doenças e podem produzir por até 20 anos, podendo assim atingir de 1–2m de altura. Parente de rododendro e azálea, eles se dão bem  em jardins com camélias e azáleas porque todos gostam de solo com pH semelhante ou seja ácido. Os arbustos de mirtilo não são apenas uma excelente planta frutífera, mas também uma excelente planta de Primavera com suas flores similares a um sino de cor branca a bege rosado. A melhor época para plantar arbustos de mirtilo é no final do outono, quando eles estão inactivos.

Existem quatro espécies de mirtilos: highbush ( Vaccinium corymbosum ), lowbush ( Vaccinium angustifolium ) ou rabbiteye ( Vaccimium ashei ), cada uma tem suas próprias, características e condições de cultivo preferidas. Sendo o mirtilo highbush o mais comum.

Os mirtilos tem duas formas de serem cultivados: semeados ou transplantados.

Semeados ( podemos nós próprios extrair as sementes do mirtilo ou optar por comprar os saquinhos de sementes nas lojas apropriadas.

Coisas que você precisará:

  • Saco de plástico selável
  • Liquidificador
  • Peneira fina
  • tigela
  • Jornal/papel vegetal
  • Vasos de 12 polegadas
  • Turfa moída
  • Areia grossa
  • Barro
  • Esteira de germinação (opcional)

 

Como extrair e preparar sementes de mirtilo?!

Coloque os mirtilos em um saco plástico lacrado(estes devem estar maduros, um pouco moles até).

Armazene-os no congelador por três meses para estratificar a frio as sementes, o que ajudará a cumprir seus requisitos de dormência e a germinar imediatamente.

Após os três meses retire do congelador e coloque o saco no balcão por uma a duas horas, ou até que os mirtilos derreteram até a temperatura ambiente.

Num liquidificador coloque três quartos de água fresca e os mirtilos,ligue o aparelho por 10 a 15 minutos para esmagar ou pisar por assim dizer as bagas.

Despeje a polpa de mirtilo em uma tigela grande e deixe descansar por cinco minutos.Retire a polpa que flutua no cimo.Despeje cuidadosamente o excesso de água. Adicione água fresca e deixe descansar por mais cinco minutos.

Despeje o conteúdo da tigela numa peneira fina ou peneira de malha de arame. Recolha as sementes castanhas avermelhadas da peneira depois espalhe-as em uma folha de jornal ou papel vegetal para proceder à sua secagem.

 

Como plantar/germinar sementes de mirtilo:

Em vasos de 12 polegadas, faça uma mistura húmida de turfa moída, areia grossa e barro,em partes iguais,evite o estrume, pois isso afectará o nível de acidez.,. Espalhe algumas sementes de mirtilo no cimo da mistura e depois coloque para finalizar  uma camada mais ou menos de 2cm a 2,5 cm  de turfa moída sobre as sementes para que elas mal estejam cobertas.

Cubra cada vaso com uma folha de jornal, mantenha a humidade constante na parte superior do solo, enquanto as sementes de mirtilo germinam. Use um borrifador para regar, pois com um regador ou outra mangueira de água forte desalojará  as sementes em estado de germinação.

Depois de um mês retire o jornal e o tapete de germinação após o surgimento das mudas.

Coloque as mudas de mirtilo, duas por vaso, uma vez que crescem até 2 polegadas.

Pode colocar os vasos ao ar livre mas a meia sombra,a água deve ser colocada a uma profundidade de uma polegada a cada semana.

Transplante os mirtilos para um solo húmido e ácido no outono seguinte.

 

Como plantar/transplantar mirtilos no solo/vaso:

Solo e vaso:

Os mirtilos precisam de um solo ácido,húmido e bem drenado. Se você não tiver certeza se o seu solo é ácido, use um kit básico de teste de pH do solo. Idealmente, você precisará de um nível de pH de 5,5 ou menos para cultivar mirtilos com sucesso.

Os arbustos devem ser plantados o mais cedo possível na Primavera. As plantas de 1 a 3 anos de idade são uma boa escolha.Estes podem ser comprados em estufas ou lojas da sua zona de residência  em pequenos potes.

Se você plantar arbustos de mirtilo com 2 anos, eles devem começar a produzir dentro de um ou dois anos.

Seleccione um local ensolarado e protegido. Enquanto os mirtilos são tolerantes à sombra, melhores colheitas são obtidas ao sol.

Não plante mirtilos muito perto das árvores, pois elas bloqueiam a luz solar e absorvem a humidade do solo.

O mirtilo é uma planta de raiz rasa. Portanto, requer um solo que retenha humidade, mas ao mesmo tempo que drene bem e não fique molhado.

Não plante mirtilos em locais com solos pesados ​​e argilosos que permaneçam sempre húmidos.

Cavar buracos com cerca de 20 polegadas de profundidade e 18 polegadas de largura, em solo  a profundidade  e largura devem ser duas vezes mais largas e profundas que as raízes da planta.

Prepare uma mistura de plantio de 2 partes de barro e uma parte de molde de folhas de carvalho, turfa, serragem envelhecida ou composto e coloque uma camada dessa mistura no fundo do buraco.

Coloque a planta no buraco com as raízes espalhadas de seguida firme a muito bem com o solo.

Os mirtilos cultivados em vasos/recipientes são mais fáceis de proteger de pássaros e outras criaturas,são mais resistentes a doenças, fáceis de colher e fáceis de mover caso seja necessário.

Use um recipiente ou vaso grande com orifícios de drenagem.

Use um terraço para plantas que adoram ácidos, como azáleas ou rododendros, ou misture solo arenoso com turfa e composto.

Plante o arbusto no vaso e regue bem e coloque em local ensolarado.

Use água da chuva em plantas de mirtilo, pois a água da torneira pode tornar o solo alcalino ao longo do tempo.

Não permita que o arbusto produza frutas durante o primeiro ou dois anos após o plantio. Isso permite que a planta use sua energia para ficar bem estabelecida em sua nova casa e retire as flores que nele se desenvolvam.

 

Como podar os arbustos:

Nos primeiros 4 anos ou mais após o plantio, não há necessidade de podar arbustos de mirtilo, depois sim é necessário.

Podar as plantas no final do Inverno ou no início da Primavera antes do início do novo crescimento.

Comece removendo o crescimento morto, quebrados, curtos, doentes, fracos e finos.Remova também galhos de crescimento baixo, cujos frutos tocarão o chão.

 

Pragas/Doenças:

Pássaros

Blueberry Maggot

Oídio

 

Quando colher os seus mirtilos:

 

Os mirtilos geralmente estão prontos para serem colhidos entre Junho e Agosto, logo maduras as suas bagas ficam de uma cor cinza azulada, mas não se apresse, precisará colher o arbusto várias vezes, pois elas não ficarão prontas de uma só vez, quando estiverem prontas, por norma devem cair na sua mão.

Comments
Share
upgrade

Leave a reply